sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

A moça vestida de palhaço


O olhar da moça era triste. Muito embora, houvesse um sorriso, percebia-se pelo olhar. Olhos fundos e negros, um lago onde não se enxergavam as pedras.Embora negros, eram transparentes, de uma transparencia angustiante, que reproduziam alguém perdido em um labirinto sem saída, alguém que fazia um mudo pedido.Tocava um acordeon, e eu não saberia dizer se a cancão era triste. Meus sentidos estavam sendo enganados pelo olhar da moça vestida de palhaço. A cancão poderia ser triste, a moça poderia ser triste, ou poderia ser efeito da minha própria tristeza, prolongada pelas ruas e sinais. Eu rezava para o sinal abrir, o acordeon gemia como se as mãos da moça fossem seu algoz, meu algoz, era a saudade. E eu me sentia presa em um labirinto que eu não conseguia sair, um lago onde entrei, e não conseguia enxergar os meus pés. Acordeons para mim são e sempre foram tristes, longas cancões francesas de amores partindo, longos murmúrios de despedida. Ou será que por ele ser aficionado por autores franceses, livros franceses, filmes francês, que eu achava todas as coisas muito tristes e francesas nos últimos dias? Ou será que era porque ele partira justamente para a França? Definitivamente a moça de fundos olhos negros tinha um ar melancólico. Durou o tempo de um semáforo, mas eu daria todo o dinheiro do mundo pra me libertar ao menos daquela prisão. Quando os carros ameaçaram entrar em movimento e a moça passou por minha janela, pude perceber em um relance do sol, os olhos azuis dela. A moca abriu o maior dos sorrisos quando estendi a mão, e aquela nota de alto valor surgiu, a moça dos olhos azuis parecia condescendente com a minha dor, e parecia entender que eu pagava pela minha liberdade daquele acordeon. A moça vestida de palhaço, o acordeon. Pude entender que aqueles olhos negros e tristes eram meus, refletidos no lago límpido e alegre que eram os olhos azuis da moça vestida de palhaço. Ainda sim, quando olhei pra trás, ao dormir a esquina, pude ver, que moça vestida de palhaço, também chorava.

Imagem : http://www.iphonewallpapersdownload.com/wallpapers/Clown_Girls_Gothic_640x960_5777.jpg


Um comentário:

  1. Gosto de olhares em que os donos do olhar possuem lhos fundos e negros, lagos onde não se enxergam pedras, vejo mais que pedras nesses olhos...
    Essa minha estranha tendência a curtir as aguas mais turvas e profundas que nem sempre são profanas...

    ResponderExcluir